Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Objetivos e política editorial

A Revista iPecege é uma publicação oficial de divulgação científica do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE, em Piracicaba/SP, com periodicidade trimestral que tem por objetivo publicar artigos científicos, de caráter conjuntural e de revisões bibliográficas (à convite do Comitê Editorial), e nota científica, que contribuam para o avanço cientifico e a visibilidade da área de Gestão e Economia. A revista publica artigos em português, espanhol ou inglês, com amplo espectro de temas, abrangendo Administração, Agronegócio, Economia, Educação, Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, e Marketing.

Artigos de áreas ou escopos diferentes terão sua pertinência julgada pela Editoria e, se for o caso, pelo Conselho Editorial. Os artigos de Revisão, o Conselho e Comissão Editorial da Revista iPecege farão convites a especialistas, para submissão do manuscrito, que seguirá todos os trâmites de avaliação, pelos pares, de mérito para publicação.  Os artigos avaliados pela Comissão Editorial podem ser submetidos para avaliação por revisores especialistas no tema ou rejeitados sem revisão pelos pares.

 

 

Políticas de Seção

Artigos de Revisão

Essa seção deve ter como objetivo apresentar de forma crítica e não apenas descritiva, sob o ponto de vista do autor, o estado da arte de uma das áreas ou subáreas específica do abrangentes pela Revista iPecege.

Editores
  • João Gomes Martines Filho
  • Luciano Mendes
  • Rosebelly Nunes Marques
  • Ricardo Shirota
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Refere-se a trabalho científico completo e com resultados originais de pesquisa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota Científica

R

se referem a um manuscrito científico que descreve uma técnica, um aparelho ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que o artigo científico, mas deve obedecer ao mesmo rigor científico do Artigo Científico e tem o mesmo valor como publicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo com caráter conjuntural

aborda a situação da economia e/ou mercado com referências às diversas variações de curto prazo na atividade produtiva, nos custos, preços ou formação de preços, de forma impessoal a fim de não influenciar a interpretação dos eventos. Pode ser realizada através de levantamento, junção e interpretação de dados, informações e indicadores que permitam, de um lado, a identificação de sinais de antecipação das flutuações cíclicas da economia e, de outro, a intervenção política para a confirmação, consolidação ou negação das principais tendências.

Editores
  • João Gomes Martines Filho
  • Ricardo Shirota
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Editoria, Comitê e Conselho Editoriais da Revista iPecege entendem que a escolha da metodologia adequada deriva de uma adequada definição do tema de pesquisa e implica bom entendimento e descrição dos dados obtidos. Os resultados devem estar adequadamente discutidos a partir de um arcabouço teórico adequado e devem destacar suas contribuições para o entendimento da realidade e para o aprimoramento teórico das áreas de Agronegócios, Economia, Educação, Gestão de Negócios e Projetos, e Marketing.

O processo editorial consiste em duas etapas. A primeira, os manuscritos submetidos serão avaliados pelo Editor e pelo Comitê Editorial quanto aos aspectos formais. Em seguida, será verificada sua compatibilidade com a linha editorial da revista. Caso não atenda a estes requisitos, o artigo será rejeitado. Em casos excepcionais, os editores poderão sugerir que os autores façam pequenos ajustes de tal forma que o trabalho esteja apto e em conformidade com a linha editorial da Revista.

Na segunda etapa compreende a aceitação do artigo para avaliação e seu envio para dois revisores de avaliação. Adota-se o processo de revisão chamado peer review onde os artigos são analisados primeiramente por membros da Comissão Editorial independente, podendo ou não serem submetidos para avaliação por revisores especialistas no tema ou rejeitados sem revisão pela Comissão Editorial. Em casos excepcionais, os editores poderão sugerir que os autores realizem pequenos ajustes a fim que o trabalho esteja em conformidade com a linha editorial da Revista IPecege. Após essa etapa, a avaliação dos especialistas é realizada em sistema duplo de revisão anônima double blind review, ou seja, tanto os nomes dos revisores quanto os dos autores permanecem em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores sendo que a aceitação será feita com base na originalidade, significância e contribuição científica.

Os revisores deverão analisar os textos a partir da qualidade da redação, estruturação científica, descrição adequada do aparato teórico e metodológico, contextualização do problema de pesquisa, exposição de dados, análise dos resultados e qualidade das conclusões. O processo de avaliação também levará em conta a existência de contribuições do texto para a área de pesquisa, tratamento das implicações teóricas e empíricas e indicação de agenda de pesquisa. Após a avaliação, os autores serão comunicados da decisão da editoria da Revista iPecege por e-mail e receberão os pareceres.

Cabe à editoria e ao Comitê editorial da Revista a escolha dos textos que serão publicados em cada número da revista, considerando-se os seguintes critérios: data inicial de submissão, pluralidade institucional dos primeiros autores, pluralidade de assuntos (salvo em números temáticos) e existência de artigos internacionais.

Os artigos poderão ser escritos em Português, Inglês, Espanhol e serão publicados na versão eletrônica, na língua original que o manuscrito foi enviado. A submissão dos artigos implica na anuência prévia dos autores de que a Revista iPecege passa a ser a detentora dos direitos autorais, caso o artigo submetido venha a ser publicado. 

 

Periodicidade

Trimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...