Importância do mix de marketing nos negócios educacionais

  • Adailton Roberto de Morais Universidade de São Paulo / Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • João Batista de Camargo Junior UNIMEP
  • João Batista de Camargo Junior UNIMEP
  • João Batista de Camargo Junior UNIMEP
Palavras-chave: praça, preço, produto, promoção, vantagem competitiva

Resumo

O mix de marketing simplificado, composto pelos elementos produto, preço, praça e promoção, é uma ferramenta essencial para a obtenção de vantagem competitiva e alavancagem nas vendas de produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar a importância do mix de marketing para uma empresa educacional do setor privado na comercialização de seus serviços em relação as possibilidades de alavancar as vendas e gerar vantagem competitiva. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória através de um estudo de caso, além da análise de livros e artigos acadêmicos para fundamentação do tema da pesquisa. Em relação ao elemento produto, o estudo demonstrou sua importância nas decisões de compras dos consumidores. Quanto ao preço, foi constatado que a empresa possui uma política bem definida e reconhecida pelos clientes. Através da concessão de descontos consideráveis em 2017, suas vendas foram alavancadas, o que a tornou mais competitiva frente à concorrência. Relacionado à praça, foi diagnosticado que a empresa investe em excelência e capilaridade, tornando sua oferta ainda mais acessível a todo tipo de público e ocupando o espaço da concorrência. Quanto à promoção, o estudo identificou que a empresa realiza ações promocionais pontuais visando o público de massa e que seria importante a realização de ações promocionais voltadas à segmentação do mercado. Através desses elementos, o estudo aponta que o mix de marketing tem grande importância para alavancar as vendas e conquistar vantagem competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Besanko, D.; Dranove, D.; Shanley, M.; Schaefer, S. 2012. A Economia da estratégia. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, RS, Brasil.

Churchill Jr, G.A.; Peter, J.P. 2003. Marketing: criando valor para os clientes. Editora Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.

Colombo, S.S. 2008. Marketing educacional em ação. Artmed Editora S.A, Porto Alegre, RS, Brasil.

Cravens, D.W.; Piercy, N.F. 2007. Marketing estratégico. McGraw-Hill, São Paulo, SP, Brasil.

Fitzsimmons, J.A.; Fitzsimmons, M.J. 2014. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, RS, Brasil.

Hooley, G.J.; Piercy, N.F.; Nicoulaud, B. 2011. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Pearson Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2010. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 04 jun. 2017.

Kotler, P. 2005. Marketing essencial. Editora Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.

Kotler, P.; Armstrong, G. 2007. Princípios de Marketing. Editora Pearson Prentice Hall, São Paulo, SP, Brasil.

Kotler, P.; Keller K. L. 2012. Administração de Marketing. Pearson Education do Brasil, São Paulo, SP. Brasil.

Las Casas, A.L. 2015. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Ries, A.; Trout, J. 2009. Posicionamento: a batalha por sua mente. M. Books do Brasil Ltda, São Paulo, SP, Brasil.

Schwab, K. 2016. A quarta revolução industrial. Edipro, São Paulo, SP, Brasil.

Zeithaml, V.A.; Bitner, M.J. 2003. Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente. Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.

Zeithaml, V.A.; Bitner, M.J.; Gremler, D.D. 2014. Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente. AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado
22-03-2019
Como Citar
Morais, A., de Camargo Junior, J., de Camargo Junior, J., & de Camargo Junior, J. (2019). Importância do mix de marketing nos negócios educacionais. Revista IPecege, 5(1), 34-41. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2019.5.34
Seção
Artigo Original - Gestão de Negócios