Viabilidade econômica da implantação do sistema hidropônico para alface com recursos do PRONAF em Matão-SP

Décio Leite, Rafaela Alenbrant Migliavacca, Lílian Angélica Moreira, Alfredo Junior Paiola Albrecht, Daiane Aparecida Fausto

Resumo


A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, afirma que, a agricultura familiar, através de sua grande importância econômica e social, recebe no Brasil e no mundo, políticas públicas de apoio e incentivo. Diante disso, este trabalho teve por objetivo estudar a viabilidade econômica e financeira da implantação do sistema de hidroponia para produção de alface no regime de agricultura familiar em uma propriedade rural no município de Matão, SP. A hidroponia exige um alto investimento inicial, mas exibe vantagens para o cultivo de folhosas em relação ao cultivo tradicional na terra. O estudo foi feito de acordo com o conceito brasileiro de agricultura familiar e para conseguir recursos financeiros, buscou-se avaliar a possibilidade do uso dos recursos de financiamento do programa PRONAF Mais Alimentos, na quantia de oitenta mil reais. Esta linha de crédito disponibiliza recursos para investimentos em máquinas e equipamentos com juros baixos, carência de 03 anos e 10 anos para pagamento. Para realizar o estudo de análise econômica, utilizou-se análise de Valor Presente Líquido - VPL, Taxa Interna de Retorno- TIR e Payback descontado. Com a metodologia aplicada, utilizando uma taxa de atratividade - TMA de 7%, foi possível encontrar um VPL de projeto de R$ 101.862,76. A TIR apresentou um patamar de 30,1% a.a. O retorno do investimento foi encontrado em apenas 4 anos, apresentando alta viabilidade de instalação do projeto.


Palavras-chave


agricultura familiar; análise de investimento; payback descontado; taxa interna de retorno

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Federal nº. 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2014.

Clemente, A. 1998. Projetos empresariais e públicos. São Paulo: Atlas.

Dal’sotto, T. C. 2013. Estudo de Viabilidade Econômica para Implantação de um Sistema de Cultivo Hidropônico em uma Propriedade Rural no Oeste Do Paraná. 2013. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Campus Medianeira.

Gitman, L. J. 2004. Princípios de Administração Financeira. 10. Ed. São Paulo: Pearson Addisson Wesley, 2004.

Pereira, W. A.; Almeida, L. S. 2010. Método manual para cálculo da taxa interna de retorno. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2014.




DOI: https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Décio Leite, Rafaela Alenbrant Migliavacca, Lílian Angélica Moreira, Alfredo Junior Paiola Albrecht, Daiane Aparecida Fausto

Rev iPecege, Piracicaba, SP, Brasil. e-ISSN 2359-5078

 Licença Creative Commons Revista iPecege está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Indexadores e diretórios: