Projeções de Custos e Rentabilidade do Setor Sucroenergético na Região Nordeste para a Safra 2015/16

Luiz Fernando Sansigolo Xavier, Aline Bigaton, André Felipe Danelon, Haroldo José Torres da Silva, Pedro Valentim Marques

Resumo


O presente artigo tem por finalidade analisar o desempenho do setor sucroenergético na região nordeste, utilizando-se da estrutura e ferramental teórico desenvolvido ao longo das 8 safras nas quais o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE atuou com levantamento de custos, até o presente momento. Durante o período analisado observou-se variação de custos e eficiência, com modificações nos preços dos produtos em termos reais e nas margens econômicas das empresas. Além da evolução, desde a safra 07/08, são elaborados cenários e projeções com o objetivo de entender o comportamento do setor nas próximas safras na região. A partir deles, nota-se que componentes macroeconômicos desfavoráveis trazem dificuldades à administração das usinas, que precisam se mostrar mais eficientes para superar as dificuldades apontadas para as próximas safras.

Palavras-chave


cana-de-açúcar; produção; agroindustrial

Texto completo:

PDF

Referências


Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas [PECEGE]. 2014. Custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil: Fechamento da safra 2013/2014. Piracicaba: Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas/Departamento de Economia, Administração e Sociologia. 2014. 53 p. Relatório apresentado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.




DOI: https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.100

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Luiz Fernando Sansigolo Xavier, Aline Bigaton, André Felipe Danelon, Haroldo José Torres da Silva, Pedro Valentim Marques

Rev iPecege, Piracicaba, SP, Brasil. e-ISSN 2359-5078

 Licença Creative Commons Revista iPecege está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Indexadores e diretórios: