Indicadores técnicos e custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil: Fechamento de safra 2013/14

Aline Bigaton, André Felipe Danelon, Haroldo José da Silva Torres, Carlos Eduardo Osório Xavier, Pedro Valentim Marques

Resumo


O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) realizou, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil para a safra 2013/14. Os resultados dos levantamentos foram divulgados pelo relatório de fechamento de safra, apresentando os principais indicadores e os custos agroindustriais do setor canavieiro para os sistemas de produção de fornecedores e usinas. A análise dos indicadores demonstra que as variações mais impactantes no custo de produção foram produtividade agrícola e Açúcar Total Recuperável - ATR. Na safra 2013/14, o custo da cana produzida pelas usinas foram superiores aos preços pagos pela cana de fornecedores, indicando vantagens para usinas que compraram maiores parcelas da matéria-prima.

Palavras-chave


sucroenergético; usinas; fornecedores; bioenergia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.1.103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Aline Bigaton, Andre Felipe Danelon, Haroldo José da Silva Torres, Carlos Eduardo Osório Xavier, Pedro Valentim Marques

Rev iPecege, Piracicaba, SP, Brasil. e-ISSN 2359-5078

 Licença Creative Commons Revista iPecege está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Indexadores e diretórios: