Indicadores técnicos e custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil: Fechamento de safra 2013/14

Autores

  • Aline Bigaton UNICAMP e PECEGE/ESALQ/USP
  • André Felipe Danelon ESALQ/USP
  • Haroldo José da Silva Torres ESALQ/USP
  • Carlos Eduardo Osório Xavier ESALQ/USP
  • Pedro Valentim Marques Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Av. Pádua Dias, 11 Agronomia 13419440 - Piracicaba, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.1.103

Palavras-chave:

sucroenergético, usinas, fornecedores, bioenergia

Resumo

O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) realizou, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil para a safra 2013/14. Os resultados dos levantamentos foram divulgados pelo relatório de fechamento de safra, apresentando os principais indicadores e os custos agroindustriais do setor canavieiro para os sistemas de produção de fornecedores e usinas. A análise dos indicadores demonstra que as variações mais impactantes no custo de produção foram produtividade agrícola e Açúcar Total Recuperável - ATR. Na safra 2013/14, o custo da cana produzida pelas usinas foram superiores aos preços pagos pela cana de fornecedores, indicando vantagens para usinas que compraram maiores parcelas da matéria-prima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Danelon, ESALQ/USP

Mestrando em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Bacharel em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Atualmente, é pesquisador no Instituto PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas).

Haroldo José da Silva Torres, ESALQ/USP

Economista pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é doutorando em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP e gestor de projetos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE/ESALQ/USP. Possui experiência especialmente na área de Economia Agrícola, com ênfase no desenvolvimento de modelos e sistemas voltados principalmente para os seguintes temas: análise de projetos, valuation, análise de custos de produção e pesquisas nos setores citrícola e sucroenergético.

Carlos Eduardo Osório Xavier, ESALQ/USP

Engenheiro Elétrico pela Escola Politécnica da USP (2003), mestrado (2008) e doutorado (2014) em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP (Escola Superior  de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Pós-doutorando no Departamento de Economia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos  - campus Sorocaba),  professor e pesquisador convidado do ESALQ-LOG ( Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) e professor nos programas de pós-graduação do Instituto PECEGE  (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) e do MBA Economia e Negócios da UFSCar.

Pedro Valentim Marques, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Av. Pádua Dias, 11 Agronomia 13419440 - Piracicaba, SP.

Engenheiro Agrônomo pela E.S.A. Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em 1973, mestrado em Economia e Sociologia Rural pela Esalq (1976) e Ph.D. em Economia Agrícola pela University Of Kentucky (USA) em 1982. Foi pesquisador da Embrapa, bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq, pesquisador da Fapesp, autor de livros e artigos, várias vezes vencedor do Premio BM&F de Derivativos Agropecuários. Livre-Docente pela Esalq/USP em 1991, Professor Titular Esalq/USP desde 2000. Professor e orientador em cursos de graduação e pós da Usp e outras universidades, atua principalmente nos seguintes temas: agribusiness, mercados futuros agropecuários, organização de mercados agroindustriais, comercialização agrícola, treinamento especializado em operações com derivativos agropecuários. É coordenador do PECEGE (www.pegece.esalq.usp.br), programa de MBAs da Esalq. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Esalq.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Bigaton, A., Danelon, A. F., da Silva Torres, H. J., Xavier, C. E. O., & Valentim Marques, P. (2015). Indicadores técnicos e custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil: Fechamento de safra 2013/14. Revista IPecege, 1(1), 103–107. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.1.103

Edição

Seção

Artigo com caráter conjuntural