Análise da viabilidade econômica da pecuária de corte na fase de cria, no município de Itapira-SP

Autores

  • Rafael Salim Luccarelli Fazenda Malheiros
  • Glauber dos Santos Instituto Pecege

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.4.73

Palavras-chave:

custo de produção, gado de corte, rentabilidade

Resumo

Objetivou-se estudar a rentabilidade da atividade pecuária de corte de um sistema de produção na fase de cria de bezerros da raça nelore, em regime de pasto, com baixa tecnologia, na região de Itapira - São Paulo. Pretendeu-se, ainda, identificar os componentes que exerceram maior influência sobre os custos operacionais efetivo da atividade. A avaliação da atividade foi considerada a partir da estação de monta de 2012 até abril de 2014, época que foram desmamados e comercializados os últimos bezerros, período que durou 18 meses. A análise de rentabilidade foi realizada por meio de planilhas em Excel, considerando a margem bruta, a margem líquida e o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de eficiência econômica. A margem bruta e líquida foi positiva, indicando que a atividade de pecuária de cria de bezerros da raça nelore, em regime de pasto extensivo, desenvolvida no sistema de produção analisado, tem condições de sobreviver no curto e médio prazo. Os itens componentes do custo total que exerceram maior influência sobre os custos da atividade foram, em ordem decrescente, aquisição de animais, remuneração da terra, depreciação, remuneração sobre o capital investido, alimentação e sanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber dos Santos, Instituto Pecege

Glauber dos Santos formou-se em 2008 em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde também concluiu seu mestrado em Ciências Veterinárias. Fez doutorado em Ciências Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo – USP/Esalq, Piracicaba. Atualmente é pesquisador associado do Instituto Pecege, assistente de coordenação do MBA em Gestão de Projetos USP/ESALQ e coordenador do Boletim da Forragem. Trabalhou durante 2 anos como consultor técnico na área de gestão financeira em propriedades leiteira e por 1 ano foi gerente de uma fazenda produtora de leite, na região de Lavras. Tem experiência dentro da zootecnia na área de bovinos de leite, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da criação de bezerras, Gestão Integrada de Bovinos Leiteiro (planejamento de rebanhos, custo de produção e análise de rentabilidade) e Produção de bovinos leiteiro. É autor de diversos artigos científicos, boletins técnicos e um capítulo de livro. Contribuiu na condução de vários experimentos em nutrição de ruminantes, junto com o núcleo de estudo Grupo do Leite - UFLA.

Referências

Antonialli, L.M. 1998. Influência da mudança de gestão nas estratégias de uma cooperativa agropecuária. In: Encontro anual dos programas de pós-graduação em Administração, 22, Foz do Iguaçu. Anais. Foz do Iguaçu: ANPAD.

Barbosa, F.A.; Graça, D.S.; Maffei, W.E. 2007. Desempenho e consumo de matéria seca de bovinos sob suplementação protéico-energética, durante a época de transição água-seca. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 59:1-15.

Carvalho, F.A.N.; Barbosa, F.A.; Mcdowell, L.R. 2003. Nutrição de bovinos a pasto. Belo Horizonte: Papelform.

Euclides, V.P.B.; Euclides Filho, K.; Arruda, Z.J. 1998. Desempenho de novilhos em pastagens de Brachiaria decumbens submetidos a diferentes regimes alimentares. Revista Brasileira de Zootecnia, 27(2):78-91.

Lopes, M.A.; Campello, R.P.; Carvalho, F.M.; 2003. Custo Bovino Corte 1. 0: software de controle de custos para a pecuária de corte. Ciência e Agrotecnologia. 27:1-15.

Lopes, M.A.; Lima, A.L.R.; Carvalho, F.M.; 2004. Controle gerencial e estudo da rentabilidade de sistemas de produção de leite na região de Lavras (MG). Ciência e Agrotecnologia, 28(4):234-47.

Lopes, M.A.; Cardoso, M.G.; Carvalho, F.M. 2008. Composição de rebanhos bovinos leiteiros: levantamento, estimativa do dimensionamento e da evolução. Boletim da Indústria Animal 65(2):1-16.

Matsunaga, M.; Bemelmans, P.F.; Toledo, P.E.N. Metodologia de custo de produção utilizado pelo IEA. Agricultura em São Paulo, v. 23, 1976.

Potter, L.; Lobato, J.F.; Netto, C.G.M. 2000. Análises econômicas de modelos de produção com novilhas de corte primíparas aos dois, três e quatro anos de idade. Revista Brasileira de Zootecnia, (29)3:345-58.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Luccarelli, R. S., & dos Santos, G. (2016). Análise da viabilidade econômica da pecuária de corte na fase de cria, no município de Itapira-SP. Revista IPecege, 2(4), 73–82. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.4.73

Edição

Seção

Artigo Original - Agronegócio