Evolução dos preços de insumos e valores de mão-de-obra para produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul Tradicional: safra 2014/15

Autores

  • Aline Bigaton UNICAMP e PECEGE/ESALQ/USP
  • André Felipe Danelon ESALQ/USP
  • Átila Carvalho
  • Ruan Richard D’Aragone ESALQ/USP
  • Haroldo José Torres da Silva ESALQ/USP
  • Pedro Valentim Marques Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Av. Pádua Dias, 11 Agronomia 13419440 - Piracicaba, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.2.187

Palavras-chave:

sucroenergético, custos, fornecedores, bioenergia

Resumo

O levantamento de preços de insumos agrícolas – principais produtos utilizados na produção de cana de açúcar - e valor de mão de obra, realizado pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – PECEGE, para a safra 2014/2015, evidenciou a importância dos itens analisados na variação dos custos de fornecedores de cana. Apesar da classe de corretivos ter sido a que apresentou maior variação de preços (160%), foi a classe de fertilizantes que gerou maior impacto nos custos com insumos (R$0,30/ton). Já para o item mão de obra, apesar da variação positiva nos preços ocasionada pelo reajuste salarial, a variação nos custos de produção foi negativa, indicando possível redução de quadro de funcionários em detrimento do aumento de mecanização da lavoura. Para a safra 2015/2016, há expectativa de que a queda dos preços internacionais dos derivados de petróleo amenize os impactos da valorização cambial, a qual tem grande influência nos preços dos insumos, principalmente sobre a classe de fertilizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Danelon, ESALQ/USP

Mestrando em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Bacharel em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo). Atualmente, é pesquisador no Instituto PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas).

Ruan Richard D’Aragone, ESALQ/USP

graduando em Administração pela ESALQ/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: fornecedores, sucroenergético, custos e bioenergia no PECEGE.

Haroldo José Torres da Silva, ESALQ/USP

Economista pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é doutorando em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP e gestor de projetos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE/ESALQ/USP. Possui experiência especialmente na área de Economia Agrícola, com ênfase no desenvolvimento de modelos e sistemas voltados principalmente para os seguintes temas: análise de projetos, valuation, análise de custos de produção e pesquisas nos setores citrícola e sucroenergético.

Pedro Valentim Marques, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Av. Pádua Dias, 11 Agronomia 13419440 - Piracicaba, SP.

Engenheiro Agrônomo pela E.S.A. Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em 1973, mestrado em Economia e Sociologia Rural pela Esalq (1976) e Ph.D. em Economia Agrícola pela University Of Kentucky (USA) em 1982. Foi pesquisador da Embrapa, bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq, pesquisador da Fapesp, autor de livros e artigos, várias vezes vencedor do Premio BM&F de Derivativos Agropecuários. Livre-Docente pela Esalq/USP em 1991, Professor Titular Esalq/USP desde 2000. Professor e orientador em cursos de graduação e pós da Usp e outras universidades, atua principalmente nos seguintes temas: agribusiness, mercados futuros agropecuários, organização de mercados agroindustriais, comercialização agrícola, treinamento especializado em operações com derivativos agropecuários. É coordenador do PECEGE (www.pegece.esalq.usp.br), programa de MBAs da Esalq. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Esalq.

Referências

Companhia Nacional De Abastecimento [CONAB]. 2015. Séries Históricas. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/>. Acesso em: 18 mar. 2015.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2015. Sistema IBGE de Recuperação Eletrônica (SIDRA). Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/>. Acesso em: 18 mar. 2015.

Downloads

Publicado

29-03-2015

Como Citar

Bigaton, A., Danelon, A. F., Carvalho, Átila, D’Aragone, R. R., Torres da Silva, H. J., & Marques, P. V. (2015). Evolução dos preços de insumos e valores de mão-de-obra para produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul Tradicional: safra 2014/15. Revista IPecege, 1(2), 187–197. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.2.187

Edição

Seção

Artigo com caráter conjuntural