Evolução dos preços de insumos e valores de mão-de-obra para produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul Tradicional: safra 2014/15
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2015.2.187Palabras clave:
sucroenergético, custos, fornecedores, bioenergiaResumen
O levantamento de preços de insumos agrícolas – principais produtos utilizados na produção de cana de açúcar - e valor de mão de obra, realizado pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – PECEGE, para a safra 2014/2015, evidenciou a importância dos itens analisados na variação dos custos de fornecedores de cana. Apesar da classe de corretivos ter sido a que apresentou maior variação de preços (160%), foi a classe de fertilizantes que gerou maior impacto nos custos com insumos (R$0,30/ton). Já para o item mão de obra, apesar da variação positiva nos preços ocasionada pelo reajuste salarial, a variação nos custos de produção foi negativa, indicando possível redução de quadro de funcionários em detrimento do aumento de mecanização da lavoura. Para a safra 2015/2016, há expectativa de que a queda dos preços internacionais dos derivados de petróleo amenize os impactos da valorização cambial, a qual tem grande influência nos preços dos insumos, principalmente sobre a classe de fertilizantes.
Descargas
Citas
Companhia Nacional De Abastecimento [CONAB]. 2015. Séries Históricas. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/>. Acesso em: 18 mar. 2015.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2015. Sistema IBGE de Recuperação Eletrônica (SIDRA). Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/>. Acesso em: 18 mar. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.