Estatística como ferramenta para mitigar o risco de preço sobre o hedge de boi gordo
DOI:
https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.1.40Keywords:
base, boi gordo, hedgeAbstract
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a utilização da estatística como ferramenta para minimizar o risco em operações de hedge de boi gordo, tendo como base a série histórica de preços na cidade de Itapetinga no estado da Bahia. Os preços no mercado futuro foram obtidos junto ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada [CEPEA] Esalq/USP. Os preços do mercado físico foram levantados junto a Secretária da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura [SEAGRI-BA]. Foi calculada a correlação entre os preços nos mercados físico e futuro com o objetivo de saber o quanto a variação de um acompanha a variação do outro. Foram calculadas as bases para todos os dias do período de tempo em análise, em seguida foram encontrados a média e o desvio padrão da base. Encontrado o risco de base das operações de hedge, tendo como referência a tabela da distribuição normal-padrão, foram simulados contratos de compra e venda diariamente no período de um ano, utilizando o conceito de custo de base para determinar o preço objetivo, aumentando a segurança nas operações. Sugeriu-se na prática encerrar algumas posições e assumir outras à medida que o mercado se movimenta a favor ou contra a posição do hedge. Desta forma, estratégias hedge em mercados futuros se mostram como excelentes opções para se precaver contra a variação de preços de boi gordo.
Downloads
References
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne [ABIEC]. 2015. Associados. Disponível em: <http://www.abiec.com.br/mapadasplantas.asp>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros [BM&FBOVESPA]. 2015. Relatório Mensal de Commodities da BM&FBOVESPA Mar-15. Disponível em: <http://www.bmfbovespa. com.br/pt-br/mercados/download/Relatorios-AgropecuariosMensal-VersaoNova.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Burgi, R. 2011. Viabilidade Econômica do Confinamento. In: 26º Simpósio sobre Manejo da Pastagem, 2011, Piracicaba. Anais do 26º Simpósio sobre Manejo da Pastagem. p. 51-69.
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada [CEPEA]. 2015. Indicador Boi ESALQ/BM&FBovespa. Disponível em: <http://cepea.esalq.usp.br/boi/#>. Acesso em: 15 fev. 2015.
Fontes, R.E.; Castro Junior, L.G.; Azevedo, A.F. 2005. Estratégia de Comercialização em Mercados Derivativos - Descobrimento de Base e Risco de Base da Cafeicultura em Diversas Localidades de Minas Gerais e São Paulo. Ciência e Agrotecnologia. 29(2): 382-389.
Futures Industry Institute. 1998. Curso de Futuros e Opções. São Paulo: Bolsa de Mercadorias & Futuros / Cultura Editores Associados. 258p.
Hull, J.C. 2008. Options, futures and other derivatives. New Jersey: Pearson Prentice Hall. 814 p.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. 2015. Pesquisa Pecuária Municipal. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2015.
Marques, P.V.; Mello, P.C.; Martines Filho, J.G. 2006. Mercados Futuros e de Opções Agropecuárias. Piracicaba: Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, Série Didática nº D-129.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA]. 2015a. Quantidade de Abate Estadual por Ano/Espécie. Disponível em: <http://sigsif.agricultura.gov.br/sigsif _cons/!ap_abate_estaduais_cons?p_select=SIM>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA]. 2015b. Relação de Estabelecimentos. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/animal/frigorificos>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Oliveira Neto, O.J.; Figueiredo, R.S. 2008. Análise das Operações de Hedge do Boi Gordo no Mercado Futuro da Bm&F para o Estado de Goiás. Revista Gestão e Planejamento. 9 (1), 77-93.
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia [SEAGRI-BA]. 2015. Cotação Agrícola. Disponível em: <http://www.seagri.ba.gov.br/ content/cotacao-seagri>. Acesso em: 15 fev. 2015.
Walpole, R.E., Myers, R.H., Myers, S.L. and Ye, K., 2011. Probability and statistics for engineers and scientists. New York: Pearson Prentice Hall. 816 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude do acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.