Gestão escolar e novos desafios no currículo: projetos educomunicativos no ensino médio

Autores

  • Wellington Luiz Salgado Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Rosebelly Nunes Marques Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)
  • Flavia Pierrotti de Castro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.40

Palavras-chave:

cultura escolar, educomunicação, pesquisa-ação, tecnologia

Resumo

Este artigo discute os aspectos pedagógicos relevantes e as dificuldades da gestão escolar na formulação, implantação e condução de Projetos Educomunicativos que envolvam o uso de tecnologias da informação e da comunicação no Ensino Médio. A metodologia para pesquisa foi a pesquisa-ação. Os desdobramentos da pesquisa foram baseados nos relatos e observações de experiências em dois colégios privados situados no Vale do Paraíba, SP. No primeiro projeto, o pesquisador atua como professor/mediador da rádio escolar. No segundo projeto, atua como gestor escolar do ensino médio e participa como observador e colaborador do projeto escolar de produções midiáticas, introduzido e coordenado por uma mediadora especialista em Educação e Comunicação. Os projetos foram desenvolvidos entre 2014 a 2017. Os resultados da pesquisa propõem a reflexão do objetivo das ações pedagógicas que envolvem meios tecnológicos no espaço educativo, pois nos processos de aprendizagem pode ocorrer o desvirtuamento dos objetivos pedagógicos iniciais dos projetos. Nos casos observados nesta pesquisa, eles acabaram atendendo à meta lucrativa da instituição no ensino privado deixando de lado a importância pedagógica proposta para o desenvolvimento do discente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcici, S. A. R. 2014. Escola na sociedade moderna. In: Almeida, N. A. (Coord.) et al. Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. Cengage Learning, São Paulo, SP, Brasil.

Franco, M. A. S. 2005. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa 31: 483-502.

Gil, A. C. 2010.Como elaborar projetos de pesquisas. 4ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Kellner, D. 2001. A Cultura da mídia. EDUSP, Bauru, SP, Brasil.

McLUHAN, M. 2002. Os meios de comunicação como extensões do homem. (Understanding media). Trad. Décio Pignatari.12 ed.Cultrix, São Paulo, SP, Brasil.

Moran, J. M. 2000. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, Campinas, SP, Brasil.

Moreira, H.; Calefe, L. G.2008. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Lamparina, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Perrenoud, P.2000. Dez novas competências para ensinar. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.

Soares, I. O. 2011.Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. Paulinas, São Paulo, SP, Brasil.

Toschi, M. S. 2005.Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Serie Estudos 19: 35-42.

Downloads

Publicado

2018-06-04

Como Citar

Salgado, W. L., Nunes Marques, R., & Pierrotti de Castro, F. (2018). Gestão escolar e novos desafios no currículo: projetos educomunicativos no ensino médio. Revista IPecege, 4(2), 40–45. https://doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.40

Edição

Seção

Artigo Original - Educação